Rublo se fortalece contra dolar diante de petróleo e suporte

Rublo mostrava firmeza nesta segunda-feira, sustentado pelos preços mais altos do petróleo e por uma pausa no pânico de vendas no mercado cambial doméstico

Moscou – O rublo mostrava firmeza nesta segunda-feira, sustentado pelos preços mais altos do petróleo e por uma pausa no pânico de vendas no mercado cambial doméstico após as autoridades darem forte suporte verbal e anunciar medidas para aliviar a situação.

Às 10h (horário de Brasília), o rublo tinha alta de cerca de 4 por cento contra o dólar.

O petróleo, principal produto de exportação da Rússia, chegou a subir nesta sessão, com o Brent negociado acima de 62 dólares por barril.

“O alívio da situação do mercado de petróleo… pode ajudar a melhorar a situação do mercado (cambial) russo no início dos negócios bem como fornecer a base para o rublo se firmar mais”, escreveu em nota o analista-chefe da casa de investimentos Olma, Anton Startsev.

O rublo vinha se firmando nas últimas sessões, mas no início da semana passada passou por intensa pressão de venda. Em dado momento chegou a perder cerca de 20 por cento contra o dólar, colocando em risco a estabilidade sobre a qual o presidente Vladimir Putin construiu sua popularidade.

No final da semana passada o Ministério das Finanças e outras autoriades do governo fizeram forte apoio verbal ao rublo e adotaram uma série de medidas, incluindo vendas adicionais de moedas, capital de suporte aos bancos, liquidez de ajuda ao rublo e melhora de regras para impedir movimentos especulativos.

Pressão do governo sobre exportadores para não acumularem suas receitas em moeda estrangeira tem sido vista como outro sinal positivo para o rublo, que agora acumula queda de cerca de 45 por cento contra o dólar neste ano.