Reunião de líderes da UE neste domingo é cancelada

Reunião prevista para o início desta tarde foi cancelada para permitir maior negociação entre os chefes de Estado e de governo da zona do euro com a Grécia.

Bruxelas – O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, disse que a reunião dos líderes da União Europeia, prevista para o início desta tarde, foi cancelada para permitir maior negociação entre os chefes de Estado e de governo da zona do euro com a Grécia.

A cúpula de líderes da zona do euro irá adiante como planejado “e irá durar até nós concluirmos as negociações sobre a Grécia”, disse Tusk em uma mensagem no Twitter.

O ministro de Finanças da Finlândia, Alexander Stubb, desmentiu relatórios de que o seu país estava bloqueando um acordo. “Estamos todos de forma construtiva a tentar encontrar uma solução para uma situação muito difícil”, disse ele a jornalistas, enquanto advertia que as medidas de austeridade que a Grécia prometeu implementar em troca de um novo pacote de ajuda financeira são “insuficientes nesta fase”.

“Precisamos de compromissos claros, condicionalidade clara e prova clara de que esses compromissos serão implementados”, disse ele.

Na madrugada de sábado, a instituição que supervisiona os resgates da zona do euro disseram aos ministros de Finanças que a Grécia precisa de 74 bilhões de euros em ajuda ao longo dos próximos três anos – um número que chamou a consternação de alguns ministros.

Cerca de 25 bilhões de euros do valor total pode ser necessário para recapitalizar os bancos do país, que foram danificados por causa das retiradas e duas semanas de controles de capital, quando estavam fechados, após o Banco Central Europeu (BCE) ter recusado estender os empréstimos de emergência.

Autoridades dos bancos gregos têm alertado que podem ficar sem dinheiro depois de segunda-feira. Sem novos financiamentos no exterior, o governo de Atenas pode ter que começar a imprimir seu próprio dinheiro novamente. Fonte: Dow Jones Newswires.