Rajoy tranquiliza clientes do Bankia e elogia reforma

O premiê espanhol garantiu que as medidas que serão adotadas pelo Executivo em relação ao sistema financeiro ajudarão a solucionar os problemas dos bancos

Porto – O presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, transmitiu nesta quarta-feira uma mensagem de tranquilidade para os clientes do Bankia e garantiu que as medidas que serão adotadas pelo Executivo em relação ao sistema financeiro ajudarão a solucionar os problemas dos bancos.

Rajoy falou sobre a o banco espanhol em entrevista coletiva concedida após o fim da 15ª Cúpula Hispânico-Portuguesa, ao ser perguntado sobre o futuro da instituição e a possibilidade do governo nacionalizá-la parcialmente.

O chefe de governo ressaltou que novos executivos irão assumir o Bankia e que só serão adotadas medidas concretas após uma avaliação da situação do banco.

Rajoy lembrou que na sexta-feira o Conselho de Ministros dará prosseguimento à reforma do sistema financeiro, mas não deu muitos detalhes sobre o assunto.

O líder afirmou que a reforma do foi aprovada em fevereiro com o objetivo de equilibrar o setor bancário e aumentar a oferta e o crédito.

Rajoy adiantou que irá solicitar que as instituições financeiras avaliem adequadamente os ativos imobiliários que dispõem e ajustem os preços a valores reais de mercado.

O chefe de governo disse que isso já começou a ser feito, mas frisou que é preciso aprofundar a iniciativa para estimular a oferta de crédito e para que não existam dúvidas sobre o sistema financeiro.

“Sabemos o que é preciso fazer e iremos fazer”, encerrou.