Espanha terá saldo positivo com a UE de 0,20% de seu PIB

Mariano Rajoy expressou sua satisfação pelo acordo conseguido nesta sexta-feira para o orçamento da União Europeia no período 2014-2020

Bruxelas – O presidente do Governo da Espanha, Mariano Rajoy, expressou sua satisfação pelo acordo conseguido nesta sexta-feira para o orçamento da União Europeia no período 2014-2020, que permitirá a seu país ter um saldo positivo com o bloco de 0,20% de seu PIB.

O chefe do Executivo disse que este acordo representa um apoio às políticas econômicas que estão sendo realizadas por países como a Espanha, e também mais um passo da UE em uma boa direção.

Rajoy lembrou que a proposta de orçamento que saiu da cúpula comunitária de novembro faria com que Espanha passasse a ser contribuinte líquida da UE, ou seja, deveria abastecer os cofres comunitários com mais fundos do que os que receberia.

Frente a essa situação, com o acordo alcançado hoje, a Espanha conseguirá manter seu saldo positivo com a UE, e inclusive melhorará seu saldo em relação ao do período anterior – receberá agora 0,20% de seu PIB, contra 0,15% do período anterior.