Queda do IBC-Br na comparação anual é a primeira desde 2009

Segundo a série histórica, a contração anual registrada na série sem ajuste é o pior desempenho em três anos

Brasília – A atividade econômica no Brasil amargou no mês de abril a primeira contração na comparação anual desde setembro de 2009. Dados divulgados nesta sexta-feira pelo Banco Central mostram que o Índice de Atividade Econômica da casa (IBC-Br) caiu 0,02% em abril na comparação com igual mês de 2011. O índice é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB).

Segundo a série histórica do IBC-Br, a contração anual registrada na série sem ajuste é o pior desempenho desde setembro de 2009, quando o índice recuou 1,79% na comparação com igual mês de 2008. Exatamente quando o banco Lehman Brothers fechou as portas e deflagrou a crise passada.

Além de mostrar essa contração, o levantamento do BC aponta que a recuperação da atividade doméstica tem acontecido de maneira irregular. Nos quatro meses de 2012, dois apresentaram expansão ante o mês anterior – fevereiro (+0,56%) e abril (+0,22%) – e dois amargaram contração – janeiro (-0,38%) e março (-0,61%) – na comparação com ajustes sazonais apresentada nesta sexta-feira.