Proteção do mercado interno é prioridade, afirma governo

Durante abertura de feira em São Paulo, ministro interino do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior destaca importância de se defender produção nacional

Brasília – O ministro interino do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Alessandro Teixeira, afirmou em discurso de abertura da Couromoda 2012 que a proteção do mercado interno é prioridade do governo federal. “Não vamos titubear na defesa da indústria nacional e na criação de condições para o fortalecimento do mercado interno”, afirmou.

Aos empresários do setor calçadista, Teixeira lembrou que a classe média é a responsável pelo crescimento interno e que a defesa deste mercado é prioridade no governo. Este mesmo setor cresceu 7,5% em 2011 e teve reflexos sobre as vendas de produtos como o calçado.

Conforme Teixeira, o governo quer garantir que o setor, no mínimo, mantenha o desempenho alcançado no ano passado e que, para isso, vai adotar novos incentivos para a indústria nacional.

O ministro interino falou ainda que 2012 será um ano de grandes desafios tanto para o setor privado quanto para o governo federal. “O Brasil é cada vez mais o centro de atenções de investidores internacionais, que planejam direcionar para o país US$ 60 bilhões, montante duas vezes maior que o de 2011. O número de projetos de investimentos externos chega a 800 e envolve diferentes áreas de interesse, o que mostra os desafios que o setor produtivo terá pela frente este ano”, concluiu.

A abertura oficial das feiras Couromoda e São Paulo Prêt-à-Porter aconteceu na segunda-feira (16), na capital paulista. Estavam presentes o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, entre outras autoridades e presidentes de entidades do setor.