Produção de aço bruto da China em maio atinge recorde

Média da produção diária foi de 2,16 milhões de toneladas em maio, queda de 1,2 por cento sobre abril

Xangai – A China produziu um recorde de 67,03 milhões de toneladas de aço bruto em maio, alta de 2 por cento sobre o ano anterior, afirmou a consultoria Custeel no final da segunda-feira, citando dados da agência nacional de estatísticas do país.

A média da produção diária foi de 2,16 milhões de toneladas em maio, queda de 1,2 por cento sobre abril, mas ainda a terceira maior marca depois do pico de 2,21 milhões de toneladas de fevereiro.

Com o excesso de produção persistindo, algumas siderúrgicas chinesas estão definindo cortes provisórios de atividade por meio de manutenção de suas instalações, mas as reduções devem ter pouca influência para ajudar a reduzir a pressão sobre os preços de aço, que caíram ao menor nível em nove meses na semana passada.

Os preços do aço somente serão apoiados de maneira sustentada se a produção diária média cair para cerca de 1,95 milhão de toneladas, afirmaram operadores.

A China, que contribui com quase metade da produção mundial de aço, produzindo um total de 301,19 milhões de toneladas do insumo nos primeiros cinco meses do ano, alta de 8 por cento sobre um ano antes. Em 2012, o aumento da produção foi de 3 por cento no período.