Portal de Comércio Exterior reduzirá custos em R$ 50 bilhões

Além de unificar os sistemas ligados ao comércio exterior, o novo portal simplificará o processo de compra e venda de produtos

Brasília – O Portal Único de Comércio Exterior que será lançado nesta quarta-feira, 23, pelo governo, reduzirá o prazo das operações de exportação e importação e levará a uma economia anual das empresas em mais de R$ 50 bilhões, segundo o Ministério da Fazenda.

Além de unificar os sistemas ligados ao comércio exterior o novo portal simplificará o processo de compra e venda de produtos.

A implantação do guichê único será feita por etapas e seu funcionamento pleno está previsto para 2017. A meta do governo com o programa é reduzir de 13 para 8 dias o prazo de exportação e de 17 para 10 dias o de importação.

A implantação do portal está no Decreto nº 8.229, publicada nesta quarta-feira, 23, pelo governo, no Diário Oficial da União (DOU). O lançamento do portal contará com a presença do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges.