Política do Fed pode mudar no futuro, sugere presidente

Ele citou um trabalho de longo prazo para avaliar qual estrutura de política monetária é mais consistente para a estabilidade da política monetária e financeira

São Paulo – O presidente do Federal Reserve de Nova York, William Dudley, sugeriu fortemente neste sábado que mudanças na maneira como o Fed conduz e opera a política monetária poderão ocorrer em um futuro próximo.

Dudley é membro votante do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc).

Ecoando comentários feitos ontem pelo presidente do Fed, Ben Bernanke, Dudley disse no encontro anual da Associação Norte-Americana de Economia que “há muito trabalho sobre como a estrutura de política monetária do banco central dos EUA deveria ser no longo prazo”.

Uma possibilidade, segundo ele, é o uso maior e mais permanente da linha de acordo de recompra reversa com taxa fixa overnight que está sendo testada pelo Fed de Nova York.

Dudley disse também que é preciso um “trabalho de longo prazo para avaliar qual estrutura de política monetária é mais consistente com os objetivos da estabilidade da política monetária e financeira”.

A linha que está sendo testada está prevista para expirar no fim de janeiro, mas Dudley sugeriu que ela pode ser estendida ou reiniciada.

Perguntado sobre se o Fed poderia mudar sua “taxa de referência” dos fed funds para a taxa de recompra reversa overnight, Dudley respondeu: “Eu acho que é justo considerar a questão como uma questão em aberto sobre como, em última análise, a política monetária deve ser”.

Ele afirmou ainda que “nós aprenderemos muito sobre isso nos próximos anos” e “obteremos muita informação sobre como isso deveria funcionar…”

Dudley acrescentou que “à medida que testamos (a linha de recompra reversa), nós poderemos decidir em alguma data futura torná-la operacional. Fonte: Market News International.