Plantio de milho em MT está quase finalizado

Colheita de soja está próxima de seu encerramento

São Paulo – Produtores de Mato Grosso plantaram até quinta-feira 99,8 por cento da área estimada para o milho no Estado, com um certo atraso na comparação com a temporada passada, enquanto a colheita de soja está próxima de seu encerramento, apontou nesta sexta-feira o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

O plantio de milho 2013/14 foi prejudicado por chuvas intensas em meados de fevereiro, que se estenderam até março. Além disso, por conta de preços não tão interessantes, produtores plantarão menos do que na temporada passada. O Imea estima a área semeada em 3,2 milhões de hectares, redução de 12 por cento na comparação com o recorde de 2012/13.

Com a produtividade média estimada em 87,6 sacas/hectare, a produção poderá somar 17 milhões de toneladas, recuo de 24 por cento, segundo o Imea.

O Mato Grosso é o maior produtor de milho na segunda safra.

O Estado, que lidera também a produção brasileira de soja, está perto de finalizar os trabalhos de colheita, obtendo uma produção recorde de 26,8 milhões de toneladas, aumento de mais de 13 por cento na comparação com a temporada anterior, segundo o Imea.

Até quinta-feira, o Estado havia colhido 92,5 por cento da área, no mesmo ritmo registrado em igual época do ano anterior, apesar de um crescimento de quase 5 por cento na área cultivada nesta temporada.