Planalto fala em safra de soja do Brasil de 95 mi t

Conab apontou uma safra de 90 milhões de toneladas

São Paulo – A safra de soja 2013/2014 do Brasil deve alcançar 95 milhões de toneladas, afirmou o Palácio do Planalto em nota nesta terça-feira, no mesmo dia em que a estatal Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) atualizou suas estimativas mensais.

A Conab, que realiza levantamentos em campo, apontou uma safra de 90 milhões de toneladas –volume 5 milhões de toneladas abaixo da indicação do Planalto. A companhia ainda reduziu levemente sua projeção.

A nota do Planalto foi divulgada para marcar a visita da presidente Dilma Rousseff a Lucas do Rio Verde, importante polo agropecuário de Mato Grosso, o maior produtor de grãos do Brasil.

A Conab reduziu a sua estimativa de safra de soja nesta terça-feira, mas o presidente da estatal, Rubens Rodrigues, disse em entrevista a jornalistas, pouco depois, que os números ainda não consideram eventuais danos às lavouras causados durante o mês de janeiro pela seca.

Na segunda-feira, o Departamento de Agricultura dos EUA elevou a sua estimativa para a safra de soja 2013/14 do Brasil para um recorde de 90 milhões de toneladas, acima da projeção da colheita norte-americana, mantida em 89,51 milhões de toneladas, o que coloca o Brasil como o maior produtor global da oleaginosa.