PIB da zona do euro cresce 0,3% e da UE 0,4% no 3º trimestre

A economia espanhola cresceu 0,8% no terceiro trimestre em comparação com o segundo, uma evolução só superada por Polônia e Eslováquia

Bruxelas – O PIB da zona do euro cresceu 0,3% no terceiro trimestre de 2015, um décimo menos que entre abril e junho, enquanto o da União Europeia (UE) subiu 0,4%, mesmo índice que no período anterior, segundo o cálculo antecipado divulgado nesta quinta-feira pelo Eurostat, o escritório de estatísticas do bloco.

A economia espanhola cresceu 0,8% no terceiro trimestre em comparação com o segundo, uma evolução só superada por Polônia e Eslováquia, cujo PIB subiu 0,9%.

Entre os países dos quais há dados disponíveis, o pior número foi registrado por Finlândia, Estônia e Grécia, com um retrocesso de seu PIB de 0,6% no primeiro caso e de 0,5% nos outros dois.

Em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, o PIB da zona do euro subiu 1,6% e no conjunto da UE subiu 1,9%.

No caso da economia espanhola, o PIB subiu em termos anualizados 3,4%, só atrás de República Tcheca (4,3%), Polônia e Romênia (3,6%) e Eslováquia (3,5 %).

A pior evolução foi registrada de novo na Finlândia, com queda de 0,7% do PIB em relação ao terceiro trimestre de 2014, seguido da Grécia com baixa de 0,4%, de acordo com o Eurostat.

Na comparação com outras grandes economias globais, o Eurostat destacou que o PIB dos EUA cresceu 0,4% no terceiro trimestre, ou seja, o mesmo ritmo que o da UE.

De um ano para outro, a economia americana subiu 2,0%, um décimo mais que na UE no mesmo período.

Texto atualizado às 10h10.