Papa aprova manutenção do Banco do Vaticano

Segundo o comunicado, o pontífice aprovou uma proposta para reformar o banco, com foco nas operações destinadas aos clientes

Cidade do Vaticano – O papa Francisco deu o seu respaldo para que o Banco do Vaticano continue suas operações, mesmo após os escândalos de lavagem de dinheiro que vieram à tona nos últimos anos, anunciou hoje a Santa Sé, encerrando as especulações em torno do tema.

Segundo o comunicado, o pontífice aprovou uma proposta para reformar o banco, com foco nas operações destinadas aos clientes.

“O banco continuará a oferecer serviços financeiros especializados para a Igreja Católica em todo o mundo com prudência”, diz a nota.

O Vaticano reiterou ainda que a instituição irá manter os preceitos de “transparência, supervisão e informação financeira” sugeridos pelo papa Francisco no ano passado.

Assim que assumiu o pontificado, Francisco nomeou uma comissão de cardeais para analisar o futuro da instituição, rejeitando a possibilidade de fechá-la.

Além disso, desde o ano passado, o banco vem implementando regras para coibir novos casos de lavagem de dinheiro. Fonte: Dow Jones Newswires.