Países em desenvolvimento exportam cada vez mais

Em 2011, as exportações dos países em desenvolvimento representaram 40,4% das exportações mundiais

Genebra – Os países em desenvolvimento são cada vez mais ativos no comércio internacional, graças às exportações de barcos e material eletrônico, segundo o relatório de estatísticas de 2012 publicado pela CNUCED (Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento).

Liderados pelas economias asiáticas, os países em desenvolvimento aumentaram constantemente a participação nas exportações mundiais em todos os setores nos últimos 10 anos. Em 2011, as exportações dos países em desenvolvimento representaram 40,4% das exportações mundiais.

Esta participação alcança 60% caso sejam consideradas as exportações de bens manufaturados, como computadores e material de telecomunicações, duas vezes mais que nos anos 1995-1996.

Mas é o setor da construção naval que registra a alta mais expressiva das exportações dos países em desenvolvimento. Em 2010-2011, os barcos de todo tipo construídos nos países em desenvolvimento representaram 64,7% do total do setor, mais que o dobro que nos anos 1995-1996.

Os principais exportadores líquidos neste setor são Coreia do Sul, China e Índia. Os principais países importadores são Cingapura, China, Hong Kong, além de Libéria, Ilhas Marshall e Panamá, mas estes últimos como bandeiras de conveniência.