Países ricos crescem em ritmo mais fraco no 3º trimestre

Contudo, os 35 países continuam na trajetória para exibir um desempenho mais forte em 2017

Paris – O crescimento econômico dos países desenvolvidos perdeu força no terceiro trimestre, mas continua na trajetória para exibir um desempenho mais forte em 2017 como um todo.

Em relatório divulgado hoje, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) informou que o Produto Interno Bruto (PIB) de seus 35 países integrantes avançou 0,6% entre julho e setembro ante os três meses até junho.

O resultado indica uma desaceleração em relação ao segundo trimestre, quando o PIB mostrou expansão de 0,8%, e foi influenciado principalmente pelo Japão, mas França e EUA também contribuíram negativamente.

Entre os países do G-7, a Alemanha teve o melhor desempenho e o Japão, o mais fraco, embora os números do Canadá não tenham sido disponibilizados.

Na comparação anual, porém, o PIB da OCDE cresceu em ritmo mais forte no terceiro trimestre, de 2,6%, após avançar 2,4% no segundo trimestre. Isso sugere que o avanço deste ano será maior que o do ano passado. Fonte: Dow Jones Newswires.