“Não existe estatal estratégica”, diz coordenador econômico do PSDB

De acordo com Pérsio Arida, coordenador econômico de Alckmin, o Estado brasileiro é gigantesco e funciona mal

São Paulo – As estatais não são instrumento para a criação de uma política pública, afirma Pérsio Arida, coordenador do programa econômico do candidato a presidência Geraldo Alckmin.

De acordo com Arida, o Estado brasileiro é gigantesco e funciona mal. “Precisa diminuir de tamanho e ser mais eficiência”, diz. Para ele, “não existe estatal estratégica. Esse argumento é de esquerda”. Ele falou sobre as propostas de Alckmin para a economia e a educação no EXAME Fórum que acontece hoje, 3, em São Paulo.

Um dos pontos do programa de governo do candidato pelo PSDB é a privatização de empresas estatais para “liberar recursos para fins socialmente mais úteis e aumentar a eficiência da economia”. Para ele, as prioridades da política pública precisam ser determinadas pelo orçamento, sem a necessidade de passar por empresas estatais.

A Petrobras está fora do programa de privatização, mas a Eletrobras faz parte do plano. O restante do programa deve ser detalhado se Alckmin for eleito presidente, diz Arida. Ainda assim, o economista afirmou que um futuro governo do PSDB deverá trazer mudanças para o Banco Central e a Petrobras.

Ele afirma que a Petrobras precisa deixar o monopólio do refino de petróleo e na sua distribuição, com direito de passagem em gasodutos, por exemplo. Ainda que o monopólio tenha terminado na teoria, falta competição nesses segmentos para que o preço final ao consumidor seja mais justo.

No Banco Central, o economista defende os mandatos fixos e alternados, mecanismo para aumentar a independência da instituição e impedir que o presidente altere completamente a diretoria do banco.

Veja, no vídeo, a entrevista com Pérsio Arida no EXAME Fórum 2018:

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Luis Augusto de Oliveira

    Sou Alckmin e respeito as divergencias politicas, mas ele vai ganhar! Voto Geraldo Alckmin pois acredito que vai dar certo! Alckmin presidente!

  2. Bruno Santana

    Nosso país precisa de um governo que coloque o Brasil os eixos novamente, Pérsio é um grande economista, Geraldo Alckmin é mais qualificado para melhorar a economia.

  3. João Rinoceronte

    Geraldo Alckmin e Pérsio Arida sabem que o Brasil precisa para o estado minimo!