Movimento do comércio cai 0,6% em fevereiro, diz Boa Vista

Na comparação do primeiro bimestre deste ano com os dois primeiros meses do ano passado, contudo, o movimento do varejo subiu 7,5%

São Paulo – O movimento do comércio no país caiu 0,6% em fevereiro ante janeiro, descontados os efeitos sazonais, apurou a Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).

Na comparação do primeiro bimestre deste ano com os dois primeiros meses do ano passado, contudo, o movimento do varejo subiu 7,5%.

Também foi registrada alta, de 10,1%, na comparação do mês passado com fevereiro de 2013.

“Apesar de se esperar a manutenção do cenário econômico e consequentemente uma tendência de crescimento mais modesta para o varejo, os resultados de fevereiro sugerem uma perspectiva mais favorável para o setor, a ser confirmada nas próximas aferições”, avaliam os economistas da Boa Vista.

Na comparação de fevereiro com janeiro, o setor de supermercado, alimentos e bebidas registrou avanço de 0,5%, enquanto o de combustíveis e lubrificantes cresceu 0,1%.

Na contramão, foram registradas quedas no movimento do comércio de móveis e eletrodomésticos (-4,3%) e de tecidos, vestuários e calçados (-0,6%).

No acumulado do bimestre ante igual período de 2013, todos os setores registraram aumento de acordo com o indicador de movimento do comércio. A maior alta veio do setor de combustíveis e lubrificantes (9,5%).

Na sequência, aparecem tecidos, vestuários e calçados (7,9%), móveis e eletrodomésticos (6,1%) e supermercado, alimentos e bebidas (5,7%).