Motivos para evitar alimentos gordurosos e com muito açúcar

Para manter a saúde em dia, a alimentação deve ser balanceada e com nutrientes necessários para suprir as necessidades do organismo

São Paulo – Comer sem dúvida é um dos maiores prazeres do ser humano, além de ser uma necessidade do nosso corpo, mas para manter a saúde em dia, a alimentação deve ser balanceada e com nutrientes necessários para suprir as necessidades do organismo. No Dia Mundial da Saúde e Nutrição, 31/3, a nutricionista da Medicina Preventiva do Sepaco Autogestão, Eliane de Andrade Dias, dá algumas dicas para manter o equilíbrio alimentar.

Segundo a nutricionista, a correria do dia a dia faz com que as pessoas acabem optando por alimentos prontos, mais calóricos ou lanches rápidos, os famosos fast-foods, deixando de lado o cuidado com a saúde. “É importante prestar muita atenção e ficar alerta com o que é ingerido. Uma alimentação saudável e balanceada é fundamental para a prevenção de doenças, qualidade de vida e manutenção da saúde e bem estar”, destaca.

Eliane afirma que se alimentar bem não é sinônimo de comer em grandes quantidades, pelo contrário, o ideal é comer pouca quantidade, porém de 3 em 3 horas. “A consciência sobre o que é moderado pode ser um forte aliado. Não é necessário fazer dietas mirabolantes e restritivas, mas sim variar os alimentos e montar um prato bem colorido para garantir mais nutrientes”.

A nutricionista aponta 10 bons motivos para manter uma alimentação saudável e deixar de lado os alimentos gordurosos e com muito açúcar:

Previne o surgimento de doenças e reforça o sistema imunológico.
Ajuda a perder peso e a mantê-lo.
Melhora o sistema digestivo, permitindo o bom funcionamento do organismo.
Aumenta a qualidade do sono.
Fornece mais disposição e energia para as atividades diárias;
Garante o bom humor.
Repõe os nutrientes que o corpo gasta diariamente.
Permite manter uma aparência saudável.
Acrescenta mais qualidade de vida.
Possibilita uma vida mais longa com saúde, evitando o envelhecimento precoce.