Moeda de prata de 30 euros homenageará rei da Espanha

A ordem ministerial que regula a emissão das moedas autorizou a Real Casa da Moeda a emitir uma tiragem máxima de 2 milhões de moedas

Madri – A Fábrica Nacional de Moeda e Timbre da Espanha (FNMT) vai realizar uma emissão de moedas cunhadas em prata e com um valor de 30 euros para prestar uma homenagem ao 75º aniversário do rei Juan Carlos I, no próximo dia 5 de janeiro.

A moeda comemorativa também reproduzirá o rosto atual do monarca sob a escrita “Juan Carlos I Rei da Espanha 2013″, enquanto o verso trará um escudo de armas da Casa do Rei e a expressão “75º aniversário de S.M. o Rei 2013”.

Além disso, o verso destas moedas também terá uma “imagem latente quádrupla”, que em função do ângulo de visão poderá exibir um M coroado, um número 75, uma flor de lis e uma coroa.

A ordem ministerial que regula a emissão das moedas autorizou a Real Casa da Moeda a emitir uma tiragem máxima de 2 milhões de moedas. A partir do dia 2 de janeiro, essas moedas já poderão ser reservadas nos bancos espanhóis.

Além da moeda para celebrar o aniversário de Juan Carlos I, a FNMT também prepara uma emissão de moedas de coleção com valores faciais de 50, 20, 10 e 5 euros, com emissões muito mais reduzidas.

No máximo, serão emitidas 5 mil moedas de 50 euros, 12 mil de 20 euros, 10 mil de dez euros e 7 mil de cinco euros.