México descobre reservas de 350 mi de barris de petróleo

Diretor-geral da Pemex destacou que as jazidas estão "próximas de campos com infraestrutura aproveitável"

Cidade do México – O diretor-geral da empresa estatal Petróleos Mexicanos (Pemex), Emilio Lozoya, anunciou nesta quarta-feira a descoberta de novas jazidas de hidrocarbonetos no Golfo do México, com reservas estimadas em 350 milhões de barris de petróleo.

Durante a inauguração de um congresso do petróleo na cidade de Guadalajara, no estado de Jalisco, Lozoya detalhou que são quatro novos campos em águas superficiais do litoral do estado de Tabasco, e mais um próximo ao complexo petrolífero Cantarell na Sonda de Campeche.

Lozoya indicou que as reservas estimadas nos novos poços do litoral de Tabasco são equivalentes a 270 milhões de barris de petróleo, “que deverão aumentar a produção na ordem de 100 mil barris diários de petróleo e de cerca de 90 milhões de pés cúbicos de gás”.

Além disso, o diretor-geral da Pemex destacou que as jazidas estão “próximas de campos com infraestrutura aproveitável”.

Já a jazida na Sonda de Campeche, que também está cercada por infraestrutura existente, conta com reservas potenciais equivalentes a 82 milhões de barris, que somarão outros 100 mil barris de petróleo e 80 milhões de pés cúbicos de gás de produção diária, segundo Lozoya.

“Somados, estes 350 milhões de barris em reservas, e a perspectiva certa de mais 200 mil barris diários de produção (de petróleo), as notícias para a Pemex, para a indústria e para nosso país são muito boas”, declarou o diretor-geral da estatal.