Bolsa de Londres tem alta após acordo grego

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse que não haverá saída da Grécia da zona do euro

Londres – As ações europeias subiam nesta segunda-feira depois de os líderes da zona do euro chegarem a um acordo para avançar com um empréstimo de resgate à Grécia e evitar sua falência, após uma noite inteira de discussões em Bruxelas.

Às 8h35 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 tinha alta de 1,6 por cento, a 1.567 pontos, enquanto o índice de blue chips da zona do euro Euro Stoxx 50 subia 1,68 por cento para 3.588 pontos.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse que não haverá saída da Grécia da zona do euro, adicionando que ele estava convencido de que o parlamento grego estaria apto a aprovar as resoluções acordadas na cúpula.

Enquanto a bolsa de Atenas está fechada desde o dia 26 de junho, os ativos gregos listados nos Estados Unidos subiram 10 por cento antes da abertura do pregão.

“Para os mercados, é claramente positivo que haja um acordo entre os Estados-membros e que haja também uma atmosfera de cooperação,” disse Philippe Gijsels, chefe de pesquisa da BNP Paribas Fortis Global Markets em Bruxelas”. 

“Ainda assim, há um pouco de risco de execução que pode nos assombrar em termos de volatilidade.”