Mercados caem com Trump, mas reduzem perdas após discurso

Investidores recuperavam parte de suas perdas com os operadores dizendo que o discurso da vitória de Trump foi equilibrado e conciliatório

Londres – Os mercados europeus caíam nesta quarta-feira, após vitória do candidato republicano Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, trazendo incerteza que agitava os mercados globais.

No entanto, o mercado recuperava parte de suas perdas com os operadores dizendo que o discurso da vitória de Trump foi equilibrado e conciliatório, aumentando expectativas de que alguns pontos mais inflamados da retórica de sua campanha podem ter ficado para trás.

Às 7:48 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 recuava 0,48 por cento, a 1.316 pontos. O índice pan-europeu STOXX 600 tinha queda de 0,37 por cento, a 333 pontos, tendo caído 2 por cento no início da sessão.

Setores sensíveis ao crescimento, como automóveis, finanças e petróleo, estavam entre os com maiores perdas.

Os mercados tinham precificado a vitória da democrata Hillary Clinton, vista como uma opção de status quo. Havia incerteza substancial sobre as posições políticas de Trump, assim como o ceticismo do mercado sobre suas visões em diversos assuntos, como o comércio.