Mantega: leilão do BC prova que há liquidez no mercado

"Concluímos que não há falta de dólares no mercado, está funcionando bem, o mercado spot, à vista e futuro", disse o ministro

São Paulo – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse hoje que não falta liquidez no mercado. Prova disso foi o leilão feito pelo Banco Central ontem. “Não há falta de crédito no Brasil. Por via das dúvidas, o BC resolveu fazer um leilão de dólares, fez uma consulta para saber se havia demanda”, afirmou, ao responder perguntas dos alunos do curso de Jornalismo Econômico do Grupo Estado. “Concluímos que não há falta de dólares no mercado, está funcionando bem, o mercado spot, à vista e futuro. Prova disso foi que ninguém quis entrar no leilão.”

De acordo com ele, circularam nos últimos dias informações de que havia escassez de crédito no mercado brasileiro. “O que havia era um encarecimento de crédito para comércio exterior devido à restrição de liquidez no mercado europeu”, afirmou, ressaltando que os ACCs estão funcionando normalmente. “Houve encarecimento, mas não há falta de crédito. Talvez haja maior seletividade por parte das instituições financeiras.