Mantega é profissional do “jeitinho”, diz Financial Times

O blog dedicado aos mercados emergentes do jornal britânico, o Beyondbrics, publicou um texto crítico aos procedimentos adotados pela equipe econômica brasileira

Londres – O blog dedicado aos mercados emergentes do jornal britânico Financial Times, o Beyondbrics, publicou no fim da noite de terça-feira (15) um texto crítico aos procedimentos adotados pela equipe econômica brasileira.

“Com o crescimento ainda lento e os preços subindo mais rápido do que o esperado, o Banco Central do Brasil e o Ministério da Fazenda também estão se tornando profissionais do ‘jeitinho'”, diz o texto, ao comentar que o famoso ‘jeitinho brasileiro’ chega agora à economia.

Com a ressalva de que tudo o que o governo tem feito é legal, o texto destaca a entrevista dada na terça-feira (15) pelo prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, à Rádio Estadão como exemplo do “jeitinho” aplicado à economia.

“O prefeito de São Paulo disse à Rádio Estadão que Mantega pediu para adiar o aumento na tarifa de ônibus por alguns meses para não prejudicar a inflação”, diz o texto. “Com o aumento da taxa de juro fora de questão, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, também está trabalhando com alguns ‘jeitinhos’ para controlar a inflação”, diz o texto.

Para o blog do Financial Times o ministro brasileiro é algo como um “especialista no jeitinho”. “Ele passou os últimos dois anos ajustando impostos no País para microgerenciar o crescimento e a moeda. As metas fiscais do Brasil também foram alvo de um pouco de criatividade”, cita o texto.

The Economist sugere que Dilma demita Mantega