Mantega diz que mercados reagem bem ao Fed

Ministro avaliou que mercados estão reagindo bem à decisão do Federal Reserve de começar a reduzir o programa de estímulos

Brasília – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, avaliou nesta quinta-feira, 19, que os mercados estão reagindo bem à decisão do Federal Reserve, o Banco Central (BC) norte-americano, de começar a reduzir o programa de estímulos à economia norte-americana.

“O programa do Fed é muito positivo porque é gradual e ele vai afetar menos a volatilidade do câmbio. Vai produzir menos volatilidade”, disse o ministro, ao chegar ao ministério da Fazenda ontem. Em seguida, acrescentou: “Para o Brasil é bom, para o mundo é bom.”

Segundo ele, “é claro” que sempre há oscilação e alguma flutuação no câmbio. Ele destacou, no entanto, que “notamos que já estava no preço daquilo que o mercado estava achando. Então, isso vai diminuir a possibilidade de volatilidade cambial”, apontou. O ministro não respondeu a perguntas sobre o programa anunciado ontem à noite pelo Banco Central brasileiro para enfrentar o início da redução dos estímulos pelo Fed.

Diante da redução do ritmo de compras de seu homólogo, o BC também reduziu sua intervenção no mercado de câmbio de US$ 2 bilhões para US$ 1 bilhão semanais, no caso de ofertas de contratos que equivalem à venda de dólares no mercado futuro. A oferta de divisas com compromisso de recompra, realizado às sextas-feiras, passará a depender das condições de mercado.