Maioria dos britânicos quer deixar UE, diz pesquisa

Segundo pesquisa, 53 por cento dos 2.007 entrevistados entre 9 e 11 de novembro querem deixar a União Europeia

Londres – Mais de 50 por cento dos britânicos querem deixar a União Europeia, e 47 por cento gostariam de permanecer no bloco, mostrou nesta sexta-feira uma pesquisa de opinião conduzida pelo instituto Survation por encomenda da campanha em prol da saída.

A Survation disse que a pesquisa foi a primeira feita depois que reivindicações específicas do primeiro-ministro David Cameron de alterações nas relações da Grã-Bretanha com o bloco de 28 membros foram amplamente divulgadas, antes de ele enviar uma carta oficial ao Executivo do bloco no início desta semana.

Cameron quer que a Grã-Bretanha permaneça em uma União Europeia reformada, mas alerta o bloco que, se suas exigências caírem em ouvidos “surdos”, ele poderia pressionar pela saída no referendo que pretende realizar no final de 2017.

A pesquisa da Survation foi conduzida por encomenda da campanha “Leave.EE”. Segundo a empresa, 53 por cento dos 2.007 entrevistados entre 9 e 11 de novembro querem deixar a União Europeia, contra 47 por cento que desejam permanecer. O indecisos não foram computados.

De acordo com o instituto, 22 por cento dos entrevistados disseram acreditar que Cameron provavelmente vai obter um bom acordo, e a maioria quer que ele se concentre na restrição de benefícios para os imigrantes da UE.