Lula defende mudança na lei para financiar caminhões

Rio de janeiro – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu hoje, em evento sobre tecnologias de sustentabilidade para o setor automotivo, no Riocentro, a necessidade de se garantir que os proprietários de caminhões possam dá-los como garantia para financiar um novo veículo, por meio de uma mudança da legislação. Hoje, o proprietário não pode dar o caminhão como garantia porque o veículo é considerado essencial para o seu sustento.

“Estamos trabalhando e conseguindo avançar na renovação da frota de caminhões. Ficamos muito tempo discutindo o óbvio e deixamos de avançar”, disse ele, se referindo à discussão sobre a destinação dos veículos antigos. “Quem tem veículo velho é que tem de se preocupar em vendê-lo”. Segundo o presidente, o papel do governo é criar condições para que os interessados possam financiar caminhões.

O presidente disse também que o País precisa facilitar mais ainda o acesso ao crédito. “No Brasil já houve tanto calote ao longo da história que hoje só pede empréstimo quem não precisa”, afirmou. Sobre o carro elétrico, o presidente afirmou que é uma tecnologia importante na busca pela sustentabilidade do planeta, mas disse que ainda há incertezas sobre a sua produção em grande escala. Lula destacou, ainda, os avanços do País na utilização de combustíveis como o etanol e o biodiesel.