Londres cobrará das multinacionais “imposto Google” de 25%

O governo anunciou novo imposto sobre lucros das multinacionais, a fim de evitar evasão de impostos por mecanismos fiscais complexos

Londres – O governo britânico anunciou nesta quarta-feira um novo imposto de 25% sobre os lucros das multinacionais a fim de evitar uma evasão de impostos através de mecanismos fiscais complexos, acusação feita ao Google.

“Hoje lhes apresento um imposto de 25% sobre os lucros gerados pelas empresas multinacionais com seus negócios no Reino Unido e que se declaram artificialmente fora do país”, diz o ministro das Finanças, George Osborne.

Osborne fez o anúncio no parlamento, em seu tradicional discurso de outono europeu.

“Algumas das maiores empresas do mundo, em especial as do setor de tecnologia, usam estruturas criadas para evitar o pagamento de impostos. Não é justo para as empresas britânicas nem para os britânicos”, afirmou Osborne.

“Minha mensagem é clara e consistente: impostos baixos, mas impostos que vão ser pagos”, disse o ministro, a seis meses das eleições gerais.

O novo imposto aportará aos cofres públicos 1 bilhão de libras (1,26 bilhão de euros; 1,5 bilhão de dólares) em cinco anos.