LCA eleva estimativa de ajuste da Selic para 1,50 ponto

A consultoria agora projeta um ajuste total de 1,50 ponto, com alta de 0,50 ponto em julho e 0,25 ponto em agosto, para 8,75%

São Paulo – A LCA Consultores revisou para cima o avanço esperado nos próximos meses para a taxa básica de juros, a Selic.

Em boletim divulgado nesta terça-feira, 4, a consultoria informou que, antes, esperava um ajuste total de 1,25 ponto porcentual, que levaria a Selic para 8,50%; agora, projeta um ajuste total de 1,50 ponto, com alta de 0,50 ponto em julho e 0,25 ponto em agosto, para 8,75%.

A decisão da LCA ocorre antes da divulgação, na quinta-feira, 6, da ata referente à reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) da semana passada.

A consultoria justificou a elevação das expectativas alegando que a “aceleração do ritmo de altas (da Selic) está ligada à necessidade de melhorar a ancoragem das expectativas de inflação e de impedir que a demanda – que hoje produz aceleração da inflação e aumento do déficit externo – sancione a propagação de choques de oferta por toda a economia”.

É dentro desse contexto, segundo a LCA, que “se faz necessário um aperto maior da Selic”.

A LCA informou ainda que foi surpreendida com a decisão do Copom da semana passada, de elevar a Selic em 0,50 ponto porcentual, para 8% ao ano. Segundo a consultoria, o texto do comunicado do Copom, divulgado na quarta-feira, 29, foi lacônico e não dá muitas pistas sobre os próximos passos, “além do óbvio – de que o ajuste continuará”.