Lagarde entrega relatório sobre estatísticas argentinas

A polêmica envolvendo o país começou há dois anos devido a estatísticas sobre inflação e PIB, foco de polêmica dentro do próprio país

Washington – A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, entregou nesta segunda-feira um relatório ao diretório executivo da instituição sobre o caso das estatísticas da Argentina, revela um comunicado do Fundo.

“Hoje a gerente do FMI apresentou ao diretório executivo um relatório sobre a resposta da Argentina às preocupações levantadas pelo Fundo sobre a qualidade das estatísticas oficiais entregues ao FMI”, tal como estava previsto.

O FMI não emitirá qualquer comentário “sobre o relatório ou seu conteúdo”, e o diretório “fará a devida análise deste documento até o final de janeiro”, explicou o Fundo.

A polêmica envolvendo a Argentina começou há dois anos devido a estatísticas sobre inflação e Produto Interno Bruto (PIB), foco de polêmica dentro do próprio país.

O FMI iniciou uma colaboração técnica a pedido de Buenos Aires para alinhar estas estatísticas, mas a Argentina ignorou as recomendações dos técnicos do Fundo, o que levou Lagarde a advertir, em setembro passado, que o país pode receber o “cartão vermelho” da instituição.

Até o momento, nenhum país foi expulso do Fundo por causa da qualidade de suas estatísticas.

A Argentina se nega a receber as visitas que os técnicos do Fundo fazem a maior parte dos 188 países membros para avaliar sua situação econômica.