Juros do crédito subiram em dezembro, apura Anefac

O resultado reflete a elevação da taxa Selic promovida pelo Banco Central em novembro

São Paulo – As taxas de juros em operações de crédito subiram em dezembro tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica, mostra pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 9, pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).

O resultado, de acordo com Miguel José Ribeiro de Oliveira, diretor executivo de estudos financeiros da Associação, reflete a elevação da taxa Selic promovida pelo Banco Central em 27 de novembro, de 9,50% para 10% ao ano.

O levantamento da Anefac indica que a taxa de juros média geral para pessoa física passou de 5,57% ao mês em novembro (91,64% ao ano) para 5,60% ao mês (92,29% ao ano) em dezembro.

Já a taxa média aplicada para empresas avançou de 3,18% ao mês (45,59% ao ano) para 3,25% ao mês (46,78% ao ano). Nos dois casos, a taxa registrada no mês passado é a maior desde novembro de 2012.

Segundo Oliveira, como os indicadores atuais demonstram pressões inflacionárias, o Banco Central deve promover uma nova elevação da Selic na reunião do Comitê de Política Monetária dos dias 14 e 15 de janeiro.

“Por conta disso é provável que as taxas de juros das operações de crédito voltem a subir nos próximos meses”, diz Oliveira.