Joaquim Levy diz que Brasil pode ter imposto durante crise

Após reunião do G20, o ministro da Fazenda disse a jornalistas que existe a possibilidade da criação de um imposto para atravessar a crise

São Paulo – Existe a possibilidade de criação de um imposto para atravessar a crise. Ele poderá ser colocado em prática enquanto o país passar por momentos de dificuldade econômicas. A informação foi revelada pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

Ao final da reunião do G20, que está acontecendo na Turquia, Levy conversou com jornalistas brasileiros. O jornal Valor Econômico reporta que ele afirmou que existe um debate sobre a possibilidade de um imposto que fique em prática durante o período de “travessia”.

“Pode ser imposto para atravessar essa travessia. E depois se retiraria. Estamos em discussão, inclusive com o Congresso, sobre aumento de impostos”, afirmou Levy, de acordo com o Valor Econômico

“O importante é de onde vamos chegar e porque vamos chegar, e é para evitar a degradação [do grau de investimento], porque se não fizermos [o ajuste], aumentamos muito os riscos e vamos destruir emprego por muitos anos.”

Por último, Levy foi questionado se o plano é cortar despesas e criar imposto. Ele respondeu que é o que é feito em outros países e que o mesmo poderia ser feito no Brasil.