Japão eleva avaliação sobre economia

O governo disse que a economia japonesa está "se recuperando lentamente"

Tóquio – O governo japonês elevou sua avaliação sobre a economia doméstica pela primeira vez em dois meses em seu relatório de maio, tendo em vista que uma recuperação das exportações alimentada pelo iene mais fraco ajudou a melhorar a confiança na recuperação econômica do Japão.

Em seu relatório mensal divulgado na segunda-feira (horário local), o governo elevou a sua avaliação sobre as exportações, produção industrial e lucros corporativos.

O governo disse que a economia japonesa está “se recuperando lentamente” e a retomada deverá ser “progressivamente sustentada pela melhora de confiança, a melhora das condições de exportação e pelos efeitos do pacote de políticas (do governo) e da política monetária”.

O relatório de maio também mostrou que o governo acredita que os lucros corporativos estão mostrando sinais de melhora, principalmente entre as grandes empresas, ao mesmo tempo em que a tendência de queda do investimento empresarial está começando a chegar ao fim.

Além disso, em mais um sinal de positivo, o governo disse que, por mais que a economia ainda esteja em uma fase deflacionária moderada, “sinais de mudança podem ser vistos em algumas áreas recentemente”, uma frase que não estava presente na avaliação do mês anterior. As informações são da Dow Jones.