Inflação no Brasil; PIB na Europa…

Segunda-feira 05

– Nos Estados Unidos o mercado acionário estará fechado, devido ao feriado do Dia do Trabalho.

– Por aqui, a consultoria Serasa Experian publica o indicador de falências e recuperações judiciais relativo ao mês de agosto. No acumulado do ano até julho o Brasil teve 1.098 pedidos de recuperação judicial – uma alta de 75,1% na comparação com o mesmo período em 2015. Já as falências no período subiram 9% e chegaram a 1.058 pedidos.

Terça-feira 06

– O IBGE publica o levantamento sistemático de produção agrícola no mês de agosto. Em julho, a safra foi de 189 milhões de toneladas – um recuo de 9,8% na comparação anual. A queda ocorreu principalmente com a seca no cerrado – que veio mais forte do que nos últimos anos e tem afetado, principalmente, a produção de milho.

– O Comitê de Política Monetária divulga a ata da reunião realizada nos dias 30 e 31 de agosto, que manteve a taxa de juros do país inalterada em 14,25%.

– A Zona do Euro publica o Produto Interno Bruto do bloco do segundo trimestre revisado. Os dados já divulgados mostram uma desaceleração da economia – com um avanço no período de apenas 0,3% – metade da alta apurada nos três meses anteriores. Já em relação ao segundo trimestre de 2015 o PIB da região cresceu 1,6%.

Quarta-feira 07

– O mercado brasileiro estará fechado por conta do feriado de Independência.

– Termina a reunião do Banco do Canadá que deve manter a taxa de juros do país em 0,5% diante da volátil economia atual do país. No primeiro trimestre do ano, a economia do país cresceu 2,5%, mas, no segundo trimestre, encolheu 1,6%. O pior resultado trimestral do país em sete anos foi influenciado pelos incêndios no estado de Alberta – que afetaram a produção de energia e forçaram a evacuação de várias comunidades de uma área petrolífera.

–  Nos Estados Unidos, as atenções serão voltadas para o Livro Bege do banco central, o Federal Reserve. Trata-se de um relatório sobre a situação econômica do país em cada um dos 12 distritos dos EUA. O relatório é utilizado pelas autoridades para decidir se elevam o não os juros do país, atualmente entre 0,25% e 0,50%.

Quinta-feira 08

– O Banco Central Europeu faz sua reunião para definir a taxa de juros na região. A expectativa é por uma manutenção das atuais taxas que, atualmente, vão de 0,25% a -0,40%. Atenção para o discurso do presidente do banco, Mario Draghi, que pode sugerir novas medidas de estímulo para compensar o impacto sobre a economia após a decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia.

– O Japão publica a revisão do seu PIB do segundo trimestre. Os dados preliminares mostram que a economia do país cresceu 0,2% no segundo trimestre, na comparação anual. Já na comparação com o primeiro trimestre de 2015 a economia se manteve estagnada de abril a junho. Os dados tem colocado forte pressão sobre o primeiro ministro Shinzo Abe para apresentar políticas que produzam um crescimento sustentável.

Sexta-feira 09

– Para fechar a semana, o IBGE publica a inflação oficial do país no mês de agosto. Especialistas esperam que o IPCA tenha desacelerado para 0,44%, ante os 0,52% em julho. Em 12 meses o avanço deve ser de 8,97%, acima dos 8,74% nos 12 meses encerrados em julho.