Indústria dos EUA tem ritmo mais rápido em mais de 4 anos

PMI preliminar da indústria dos EUA subiu para 58 em agosto, o maior nível desde abril de 2010, ante 55,8 em julho

Nova York – O setor industrial dos Estados Unidos expandiu em agosto acima do esperado e no ritmo mais rápido em mais de quatro anos, mostrou nesta quinta-feira o Índice de Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês).

A empresa de dados financeiros Markit informou que seu PMI preliminar da indústria dos EUA subiu para 58 em agosto, o maior nível desde abril de 2010, ante 55,8 em julho. Economistas consultados pela Reuters esperavam leitura de 55,7.

Uma leitura acima de 50 indica expansão na atividade econômica.

O subíndice de produção saltou para 60,2, ante 59,7 no mês passado. “A pesquisa de agosto fornece mais evidências de que o ímpeto robusto do crescimento da indústria tem sido mantido durante o terceiro trimestre, com as condições gerais de negócios melhorando no ritmo mais rápido em mais de quatro anos”, disse o economista sênior do Markit Tim Moore.

“Os fabricantes dos Estados Unidos aparentemente estão cada vez mais confiantes de que a recuperação está firmemente de volta aos eixos e estão se preparando para uma retomada sustentada nos cronogramas de produção durante os próximos meses”.