Índices de inflação; Balança comercial da China…

Segunda-feira 10

– Nesta segunda-feira a Fundação Getúlio Vargas (FGV) publica o primeiro índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) de outubro. Na última semana de setembro a inflação medida pelo índice desacelerou de 0,18% para 0,07%, acumulando uma alta de 5,29% no ano. A expectativa de economistas desta vez é de uma aceleração para 0,11%.

– É feriado nos Estados Unidos e os mercados do país não abrem. Com isso, o volume de negociações no Brasil deve permanecer baixo ao longo desta segunda-feira.

___

Terça-feira 11

– A FGV divulga a primeira prévia do Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M), que serve de referência para o reajuste de contratos como os de aluguel. Em setembro o indicador acelerou de 0,15% para 0,20%. A expectativa é de que esta primeira prévia mostre uma desaceleração de 0,38% para 0,17%.

___

Quarta-feira 12

– Devido ao feriado do dia de Nossa Senhora Aparecida os mercados não abrem no país.

– Nos Estados Unidos as atenções se concentram na ata da última reunião do Comitê de Mercado Aberto (Fomc), realizada nos dias 20 e 21 de setembro, que manteve a taxa de juros do país inalterada entre 0,25% e 0,50%. Investidores buscarão por sinais de quando o banco central voltará a elevar a taxa de juros nos Estados Unidos.

– Na zona do euro será divulgada a produção industrial de agosto. Em julho, a produção do bloco recuou mais do que o esperado: 1,1% na comparação com junho e 0,5% na comparação anual. Desta vez a expectativa é de um avanço de 1,5% na comparação com o mês de julho.

– Ainda na quarta-feira a China publica sua balança comercial do mês de setembro. Especialistas projetam um superávit de 53 bilhões de dólares. As atenções se voltam principalmente para a importação, que pode trazer novos sinais sobre como está a desaceleração da economia do país. Especialistas esperam um avanço de 1,5% nas importações em comparação com setembro do ano passado.

Quinta-feira 13

– Na quinta-feira às 22h30 (horário de Brasília) a China divulga dois índices que medem a inflação do país no mês de setembro. O Índice de Preços ao Consumidor do país deve avançar de 1,3% em agosto para 1,6%, já o Índice de Preços ao Produtor deve passar de -0,8% para -0,3%.

Sexta-feira 14

– Os Estados Unidos divulgam as vendas no varejo em setembro. Após a queda de 0,3% em agosto, a expectativa de economistas é que as vendas tenham crescido 0,6% em setembro impulsionadas pela maior demanda por automóveis.

– Ainda nos Estados Unidos, os bancos JP Morgan, Citigroup e Wells Fargo divulgam seus resultados do terceiro trimestre do ano.

– A balança comercial da zona do euro de agosto, que será divulgada na sexta-feira, deve mostrar um superávit de 15,3 bilhões de euro, ante os 25,3 bilhões de euro do mês de setembro.