Incerteza sobre oferta de trigo deixa mercado volátil

Preços têm registrado fortes oscilações devido a incertezas de agentes quanto ao volume de trigo de boa qualidade no mercado doméstico

São Paulo – Os preços de trigo no Brasil têm registrado fortes oscilações nas últimas semanas, devido a incertezas de agentes quanto ao volume de trigo de boa qualidade no mercado doméstico, disse nesta terça-feira o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

No mercado à vista as cotações do trigo balcão (pago ao produtor) subiram 1,2 por cento no Rio Grande do Sul e 1,5 por cento no Paraná entre 7 e 14 de outubro. Já no mercado de lotes (entre empresas), houve queda de 9,6 por cento no mercado gaúcho, 3,1 por cento no paranaense e de 0,9 por cento no paulista.

No entanto, os preços ainda estão em patamares mais elevados frente aos verificados em safras anteriores, ressaltou o Cepea.

A colheita do trigo está em andamento no país, tendo atingido quase metade no Paraná e na fase inicial no Rio Grande do Sul, os dois principais Estados produtores no país. Geadas registradas no período de desenvolvimento das lavouras prejudicou a qualidade do trigo nestas regiões.