IBGE antecipa IPCA de outubro por falha em seu sistema

Entidade deixa vazar IPCA de outubro que só seria conhecido amanhã; índice registrou inflação de 0,43%

São Paulo – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje nota de esclarecimento informando ter ocorrido “falha no sistema de publicação de informações” no site do instituto, hoje à tarde. A falha permitiu a divulgação antecipada de dados de pesquisas que só seriam anunciados amanhã de manhã.

Com isso, o instituto resolveu antecipar dados que seriam anunciados somente nesta sexta-feira, que acabaram sendo disponibilizados hoje à tarde em seu portal. Entre os dados antecipados agora pela instituição estão os de inflação e emprego industrial. O IPCA de outubro subiu 0,43%, contra alta de 0,53% em setembro. Em outubro de 2010, o indicador avançou 0 45%. Já o emprego industrial caiu 0,4% em setembro. O Índice Nacional de Construção Civil subiu 0,38% em outubro.

Veja nota de esclarecimento na íntegra:

Uma falha no sistema de publicação de informações no site do IBGE permitiu que alguns usuários tivessem acesso antecipado aos resultados de indicadores econômicos que seriam divulgados apenas amanhã (11/11), às 9h. Por este motivo e de acordo com o princípio de igualdade de acesso à informação pública, o IBGE está divulgando hoje (10/11) os seguintes números:

– Índice Nacional da Construção Civil varia 0,38% em outubro
– Emprego industrial varia -0,4% em setembro
– IPCA de outubro fica 0,43%

Os resultados completos desses indicadores estarão disponíveis amanhã (11/11), às 9h, no site do IBGE.