Gregos devastam as ruas de Atenas em protesto contra pacote de austeridade

Segundo balanço oficial, 54 manifestantes e 68 policiais ficaram feridos nos confrontos; 45 prédios foram danificados por incêndios

São Paulo – O Parlamento da Grécia aprovou, nas primeiras horas desta segunda-feira (horário local) o programa de austeridade fiscal exigido pela União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) para a liberação de um novo pacote de resgate financeiro de 130 bilhões de euros. As medidas, altamente impopulares, provocaram uma reação dos gregos em Atenas.

Uma multidão saiu às ruas e os protestos provocaram violentos conflitos entre manifestantes e policiais. Segundo o balanço oficial, 45 prédios foram destruídos por incêndios. O Ministério da Saúde informou que 54 manifestantes ficaram feridas. De acordo com a polícia, 68 agentes se feriram.

O pacote de cortes nos gastos do governo grego é essencial para que o país consiga o empréstimo para pagar suas dívidas até 20 de março. Caso a Grécia não consiga honrar seus compromissos financeiros internacionais, o calote pode trazer consequências sérias para toda a zona do Euro.

Clique nas fotos acima e veja cenas da reação dos gregos à aprovação do plano de austeridade.