Governo muda regra de impostos para ajudar a Petrobras

Às vésperas da partilha do campo de Libra, medida visa a beneficiar a Petrobras

São Paulo — O governo brasileiro vai mudar as regras para a tributação de lucros obtidos no exterior, informa reportagem deste sábado da Folha de S.Paulo. A principal beneficiária da medida deve ser a Petrobras.

As mudança será feita por meio de uma medida provisória que já está pronta, de acordo com o jornal. O objetivo seria compensar a Petrobras pela manutenção do preço da gasolina, que não sofre prejuízo desde janeiro.

A principal mudança, diz a Folha, está no aluguel de equipamentos. Os lucros obtidos pelas filiais da Petrobras no exterior com aluguel de máquinas para explorar petróleo no Brasil estarão isentos. Os demais rendimentos continuam tributados da mesma maneira.

Hoje o lucro da Petrobras no exterior gira em torno de US$ 100 milhões, mas deve aumentar. Os equipamentos a serem usados na exploração do pré-sal devem ser plataformas compradas pelas subsidiárias no exterior e alugadas à matriz no Brasil.

Ainda de acordo com a Folha, a medida provisória deve ser aprovada na semana que vem. A partilha do campo de Libra está prevista para segunda-feira.