Governo retoma licitações do Dnit mas mantém suspensão na Valec

Reestruturação da diretoria do departamento permitiu a volta das licitações, paralisadas desde o surgimento de denúncias no Ministério dos Transportes

Brasília – O governo decidiu prorrogar por mais 30 dias a suspensão das licitações que estavam em andamento na estatal ferroviária Valec e retomar as concorrências no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou o Ministério dos Transportes nesta sexta-feira.

Há exatamente um mês, em meio a denúncias de irregularidades que levariam à queda do ex-ministro dos Transportes Alfredo Nascimento, o ministério havia anunciado a suspensão cautelar, por 30 dias, dos procedimentos licitatórios em andamento na Valec e do Dnit.

Desde que as denúncias surgiram, o Dnit teve sua diretoria praticamente esvaziada –restou um de sete diretores. Na quinta-feira, porém, o governo nomeou três diretores temporários, que permitirão ao órgão retomar as deliberações, e fez sete indicações de diretores permanentes que ainda precisam passar pelo Senado.

A nota dos Transportes informa que prorrogou por 30 dias a suspensão das licitações da Valec mas, nesse período, vai reestruturar também a diretoria da estatal.

As denúncias sobre um suposto esquema de arrecadação de propinas no Ministério dos Transportes provocaram a queda do ex-ministro Alfredo Nascimento e levaram a presidente Dilma Rousseff a promover uma “faxina” na pasta com a saída de mais de 20 servidores do ministério ou de órgãos vinculados.