Governo mantém cenário de superávit comercial em 2014

"Continuamos esperando superávit comercial em 2014", disse o secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Daniel Godinho

Brasília – O secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Daniel Godinho, disse nesta sexta-feira, 02, que o governo continua com o mesmo cenário para o superávit comercial deste ano.

“Todos os fatores nos levam a crer no aumento das exportações, com a safra compensando a queda de preços das commodities e com a recuperação de alguns mercados, como o dos Estados Unidos”, avaliou.

“Continuamos esperando superávit comercial em 2014”, completou.

Fator câmbio

Godinho avaliou que existem forças divergentes atuando sobre a balança comercial brasileira que reduzem em parte a atual vantagem cambial para exportações.

“O patamar de câmbio superior ao do ano passado ajuda os embarques, mas esse fator ainda não se mostrou plenamente no resultado da balança, porque se dá com uma certa defasagem. Em alguns produtos, pode demorar até três anos”, explicou.

“Além disso, há queda nos preços de produtos importantes. Então são forças divergentes que nos levam a um resultado que ainda achamos que será positivo ao fim do ano”, completou.