Governo lança pacote de R$ 130 bi para retomar obras paradas

Além de obras de infraestrutura, programa inclui também ações na área de esportes, cultura, saúde, educação, entre outras

Brasília – Em busca de boas notícias depois de dois meses paralisados pelo empenho de derrotar mais uma denúncia criminal contra o presidente Michel Temer, o governo federal anunciará na quinta-feira um investimento de 130,97 bilhões de reais na retomada de obras e ações paralisadas em várias áreas, que vão desde ferrovias até quadras de esportes.

De acordo com uma fonte com conhecimento do assunto, o programa, chamado de Avançar, está dividido em três áreas. A maior delas se concentra em obras de infraestrutura, que incluem recuperação e retomada de ações em ferrovias, hidrovias, estradas, portos, e vão desde a conclusão de obras até simplesmente ações de sinalização.

Com 6.233 projetos e investimento de 42,15 bilhões de reais, esse é o maior grupo do projeto. Além de obras de infraestrutura, inclui também ações na área de esportes, cultura, saúde, educação, entre outras, disse a fonte. Do total deste segmento do programa, 24 bilhões de reais irão para infraestrutura e os outros 18 bilhões de reais serão divididos em ações nas áreas social e de Defesa.

O restante dos investimentos do programa será destinado a outras duas áreas.

O Avançar Cidades, com 29 bilhões de reais, terá 1.109 ações e irá contemplar obras de acessibilidade, mobilidade urbana, cidades históricas, transportes e habitação. Entre elas, a retomada de projetos parados do Programa Minha Casa, Minha Vida, vitrine do governo da ex-presidente Dilma Rousseff e que Temer chegou a retomar, mas estacionou por falta de recursos.

A terceira área, Avançar Energia, terá a maior fatia do orçamento, 59,91 bilhões de reais, em 97 obras.

“São todas obras que estavam paradas, seja por falta de orçamento, seja por problemas legais –construtoras que faliram, coisas do tipo”, disse a fonte.

“São coisas que o governo começou e tem que terminar. Esse é um governo de transição. Tem que mostrar que pegou o que estava parado e pôs para funcionar.”

O governo deve ainda investir em uma campanha publicitária para divulgar as ações, com o lema “Agora é Avançar”.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. sinesio gimene

    ué nao tem dinheiro e arrumou aonde, historinha mal contada heimmmm, governo é tudo bandido mesmo, entra um sai outro e a bandidagem continua, os governantes fedem carniça