Governo anuncia crédito de R$9 bi para micro e pequenas empresas

Recursos serão ofertados, segundo o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, por sete instituições bancárias

Brasília – O governo anunciou nesta quarta-feira um crédito de 9 bilhões de reais para micro e pequenas empresas, sendo 1 bilhão apenas para renegociação de dívidas, a serem ofertados por sete bancos, incluindo cinco privados.

De acordo com o secretário especial da Micro e Pequena Empresa do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), José Ricardo da Veiga, os recursos virão de créditos já existentes nos bancos e não haverá juros subsidiados.

“O crédito não é subsidiado, mas pega a onda atual da redução dos juros. São recursos dos bancos que serão oferecidos nessa semana nacional do crédito”, disse Veiga, acrescentando que as taxas são de acordo com a política de cada banco.

Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Santander , Itaú Unibanco, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia são os sete bancos que devem participar do que o governo está chamando de Semana Nacional do Crédito.

Caberá ao governo oferecer às empresas apoio técnico gratuito para obtenção de crédito, segundo o ministro do MDIC, Marcos Pereira.

O ministro acrescentou, ainda, houve um crescimento de 11 por cento na exportação de pequenas e micro empresas e estas foram responsáveis pela criação de 327 mil postos de trabalho entre janeiro e agosto deste ano.