Governo anuncia amanhã nova regra para poupança, diz fonte

As mudanças na poupança foram discutidas hoje na reunião entre a presidente Dilma Rousseff e o ministro da Fazenda Guido Mantega

Brasília – O governo vai anunciar amanhã uma nova regra para cálculo do rendimento da caderneta de poupança, segundo uma autoridade do governo a par das discussões.

As mudanças na poupança foram discutidas hoje na reunião entre a presidente Dilma Rousseff e o ministro da Fazenda Guido Mantega, disse a autoridade, que pediu anonimato porque o assunto ainda não é público. Segundo ela, o aumento da popularidade da presidente criou condições políticas para que o governo mude as regras agora.

A redução do juro básico pelo Banco Central pode tornar o retorno de títulos públicos inferiores ao da poupança, após o desconto de impostos e taxas cobradas por administradores de recursos. O Comitê de Política Monetária do BC reduziu a Selic no mês passado para 9 por cento, próximo a uma mínima histórica.

O governo também pretende anunciar amanhã um corte na alíquota do imposto de renda sobre a Participação em Lucros e Resultados, segundo a autoridade.

O ministério da Fazenda não quis fazer comentários sobre o assunto.