Exportações do Japão avançam pelo 11º mês seguido em outubro

Exportações do Japão cresceram 14% na comparação anual de outubro

Tóquio – As exportações do Japão cresceram 14% na comparação anual de outubro, impulsionadas por uma forte demanda externa por carros e maquinário para a fabricação de semicondutores, segundo dados do Ministério de Finanças do país.

O avanço marcou o 11º mês consecutivo de ganhos nas exportações, mas veio abaixo da expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam aumento de 15,5%.

O sólido desempenho das exportações, que ocorre em meio à recuperação global e ao enfraquecimento do iene, tem contribuído para o crescimento recente do Japão. No trimestre até setembro, a economia japonesa teve expansão anualizada de 1,4%.

Em outubro, o Japão registrou superávit na balança comercial de 285 bilhões de ienes, abaixo do saldo positivo de 330 bilhões de ienes previsto numa pesquisa do jornal Nikkei.

Já o superávit japonês com os EUA subiu 11,3% ante um ano antes no mês passado, a 644,7 bilhões de ienes.

O número tem sido acompanhado de perto desde que o presidente americano, Donald Trump, citou o Japão entre países que ajudam a inflar o déficit comercial dos EUA. Em recente visita à Ásia, Trump disse que a relação comercial de seu país com o Japão não era justa ou aberta.