Exportações do agronegócio do Brasil crescem 1,8% até agosto

Os embarques no período foram liderados pelo complexo soja, cuja receita atingiu 21,4 bilhões de dólares, ou 34,2 por cento do total exportado pelo setor

Brasília – As exportações do agronegócio brasileiro cresceram 1,8 por cento, somando 62,5 bilhões de dólares entre janeiro e agosto deste ano, contra igual período do ano anterior, informou o Ministério da Agricultura nesta segunda-feira.

Os embarques no período foram liderados pelo complexo soja, cuja receita atingiu 21,4 bilhões de dólares, ou 34,2 por cento do total exportado pelo setor.

Na sequência, vêm as exportações de carnes (com 10 bilhões de dólares), o complexo sucroalcooleiro (7,8 bilhões de dólares), os produtos florestais (6 bilhões de dólares) e café (4,1 bilhões de dólares).

Juntos os cinco principais setores respondem por 79,2 por cento do total de exportações do setor.

Em agosto, as exportações do agronegócio somaram 8,8 bilhões de dólares, enquanto as importações atingiram 1,5 bilhão de dólares.

Nos doze meses encerrados em agosto de 2012, as exportações dos produtos agropecuários brasileiros atingiram 96 bilhões de dólares, crescimento de 8,8 por cento em comparação com as vendas nos doze meses imediatamente anteriores.

O Ministério da Agricultura estima que as exportações dos produtos agropecuários devem encerrar o ano acima de 100 bilhões de dólares.