Eurozona registra crescimento de 0,4% no primeiro trimestre

Os dados estão dentro das expectativas dos analistas. No quarto trimestre de 2014, o PIB da zona do euro avançou 0,3%

Bruxelas – O crescimento econômico na Eurozona foi de 0,4% no primeiro trimestre, anunciou a agência europeia de estatísticas, Eurostat, com a Espanha (+0,9%) liderando o avanço das 19 economias do bloco da moeda única.

O Produto Interno Bruto (PIB) da França, segunda maior economia do bloco, que durante 2014 registrou um crescimento frágil, avançou 0,6% no primeiro trimestre, superando o resultado da maior potência econômica da União Europeia, a Alemanha, que teve expansão de 0,3% entre janeiro e março.

Os dados estão dentro das expectativas dos analistas. No quarto trimestre de 2014, o PIB da zona do euro avançou 0,3%. No conjunto do ano, o crescimento foi de 0,9%, segundo a Eurostat.

Na comparação com o primeiro trimestre de 2014, o PIB avançou 1,0%.

A economia italiana, a quarta do bloco, saiu da recessão e registrou crescimento de 0,3%, depois do resultado de 0,0% no trimestre anterior.

As notícias são menos promissoras para a Grécia, envolvida em uma complicada negociação com os credores para obter um respaldo financeiro crucial. O PIB do país registrou contração de 0,2% no primeiro trimestre, depois da queda de 0,4% no trimestre anterior.

A recaída, depois que o país voltou a crescer em 2014, começou no último trimestre do ano passado.

Em ritmo anual, o PIB grego registrou alta de 0,3% no primeiro trimestre de 2015.

Para o conjunto da União Europeia, de 28 países, o PIB avançou 0,4%. No mesmo trimestre de 2014, o resultado foi um crescimento de 1,4%.

Como comparação, no primeiro trimestre do ano o PIB dos Estados Unidos cresceu 0,1%.