Estoques de petróleo nos EUA sobem para nível recorde

Aumento dos estoques no maior consumidor global de petróleo pressionou os preços do Brent, que caíram abaixo de 109 dólares o barril

São Paulo – Os estoques de petróleo nos Estados Unidos subiram na semana passada para os níveis mais altos desde que os registros do governo dos EUA começaram em 1982, mostraram dados da Administração de Informação de Energia (AIE) nesta quarta-feira.

O aumento dos estoques no maior consumidor global de petróleo pressionou os preços do Brent, que caíram abaixo de 109 dólares o barril nesta quarta-feira após a divulgação dos dados da AIE.

Os estoques de petróleo nos EUA subiram 3,524 milhões de barris, para 397,6 milhões de barris.

Os futuros do Brent para entrega em junho reverteram leves ganhos após os dados da AIE e tinham ligeira baixa por volta do meio-dia (horário de Brasília).

Já o petróleo nos EUA para entrega em junho operava praticamente estável, perto de 102 dólares por barril, após perder mais de 2 por cento na sessão anterior, quando venceu o contrato de maio.

Os estoques de gasolina dos EUA caíram 274 mil barris, enquanto os estoques de derivados subiram 597 mil barris, segundo os dados da AIE.