Espanha espera retração do PIB no 1º trimestre

O país espera uma contração menor no segundo trimestre, ante a prevista para os primeiros três meses, e um terceiro trimestre estável, disse a autoridade

Madri – O governo da Espanha espera retração da economia entre 0,4% e 0,5% no primeiro trimestre deste ano, ante o último trimestre de 2012, mas permanece confiante de que o crescimento será retomado no quarto trimestre, disse nesta quinta-feira uma autoridade do Ministério das Finanças.

A Espanha espera uma contração menor no segundo trimestre, ante a prevista para os primeiros três meses, e um terceiro trimestre estável, disse a autoridade.

Contudo, esses dados dependem dos custos de captação de empréstimos pelo país e da postura da União Europeia diante da redução do déficit público espanhol.

As previsões oficiais da Espanha apontam para uma contração de 0,5% do PIB neste ano, mas isso é visto por analistas como muito otimista.

O setor privado fala em retração próxima a 1,5% e reportagens recentes divulgadas pela imprensa espanhola sugerem que o governo revise a estimativa para -1,0%. As informações são da Dow Jones.